Conhecendo O Seu Futuro

Olá!
Hoje, eu venho contar sobre um projeto meu que está dando super certo: Conhecendo O Seu Futuro, feito para adolescentes que não sabem ainda "o que vão ser quando crescer". 

O Processo...
Como algumas pessoas sabem (ou não sabem e saberão agora), eu sou Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, trabalhando mais especificamente na Escola Municipal Estado da Guanabara. Em todos os anos na Escola, eu sempre me envolvi em algum projeto. Já fiz alguns, como desfile de moda, peça de teatro, entre outros. 

Esse ano de 2020 está bastante diferente, não é? Em meio à pandemia e com aulas online, não teríamos como fazer algo bacana presencialmente. Então, tive a ideia de apresentar a proposta ao corpo docente de fazermos lives semanais, com convidados das mais variadas profissões, para que eles passem a ideia de como são os seus trabalhos, o dia a dia, se é fácil ou difícil trabalhar na área etc. 

Tudo isso porque, quando eu era adolescente, eu não tinha certeza do que eu seria quando chegasse à fase adulta, uma vez que já tinha mudado por completo minha vontade de criança, que era ser médica. E hoje, enquanto professora, vejo inúmeros alunos sem saber qual carreira podem seguir, iguaizinhos a mim, antigamente. 

O interessante é que, hoje em dia, existem muitas possibilidades, até porque muitas novas profissões surgiram. E em um país onde não se tem clareza sobre estudos e diversidade na área de trabalho, é inevitável que a maioria dos pais e responsáveis não conheçam as novas profissões. 

Além desse, outro intuito da live é situar os alunos quanto às profissões antigas também, porque apesar de muitas serem conhecidas pela sociedade, são apenas conhecidas pelo nome: como é o dia a dia de um Juiz, por exemplo? 

Portanto, a série de lives visa apresentar novas profissões e situar as pessoas em relação às atividades que elas já conhecem por nome. Isso também provoca uma segurança nos pais e responsáveis que, assim como os meus na minha época de decisão de carreira, não conheciam todas as possibilidades e acabaram me impulsionando a decidir por uma através de rumores e achismos: "Ilca, se eu fosse você, não seguiria por esse caminho não, pois não é seguro; tente esse, que você vai ter mais possibilidades." minha mãe dizia. Aí eu perguntava: "Você conhece alguém da área?", e a resposta era: "Não, mas eu sei, porque me disseram."

A falta de certeza e de orientação clara acaba travando ou atrasando o futuro das pessoas, pois só lá na frente da vida que ela terá a oportunidade de conhecer as reais possibilidades do seu caminho.

Como estamos...
Em Agosto, tivemos uma reunião e eu apresentei o projeto. Todos adoraram a ideia, falando de Direção e Professores colegas de trabalho. Então, eu pedi ajuda: disse que gostaria de pessoas que topassem apresentar as lives comigo, e dois colegas de trabalho toparam! Ufa!

Apresentando a série de lives, estamos em trio: a Professora Ana Lucia, de Educação Física, o Professor Hudson Mina, de Ciências, e eu, Professora Ilca Angela, de Inglês, Português e Generalista para turmas de correção de fluxo. 



A cada semana, apresentamos uma profissão diferente! E eu sempre vou vir aqui, comentar sobre como foram as lives da semana!

Toda quarta-feira, às 15:00h (horário super justo para quem estuda e está em busca de carreira, certo?), pelo youtube da Escola Municipal Estado da Guanabara!

Beijos na bochecha direita!